loading Aguarde...

Cadastre-se agora mesmo!

O visionário Edivan Todescatto e a história do Grupo Difere

Publicado em 08/10/2020 por Administrador |
Foto

A vida de Edivan Todescatto foge à rotina tradicional. Em uma mesma semana, ele pode estar no Paraguai, em São Paulo, no Tocantins e no Rio Grande do Sul. Tudo isso, para manter as empresas que fundou operando da melhor forma possível. Ele é o CEO e fundador do Grupo Difere. Em janeiro deste ano, uma das empresas do Grupo, a Difere Consultoria completou 18 anos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Aplicação e Pulverização de Precisão.

Nascido em Pato Branco, Todescatto é engenheiro agrícola, morou em Minas Gerais, onde cursou o ensino superior, e em Sorriso no Mato Grosso, onde desenvolveu uma tecnologia singular para auxiliar o homem do campo, única no mundo, agregando conhecimento e valor. A partir de muito estudo e perseverança, Todescatto criou uma tecnologia que entrega maior efetividade técnica e eficácia nas aplicações de defensivos agrícolas e afins e com mínimo impacto ao meio ambiente. Assim, há quase duas décadas está à frente do Grupo Difere.

Todescatto é especialista em Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas e Afins – BV (Baixo Volume) pelo INTA (Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria), de Córdoba na Argentina, e também em Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas, formado pela UFLA (Universidade Federal de Lavras/MG).

Visionário, Todescatto trabalha em prol de uma agricultura sustentável e contou para nós da Friends como tudo isso teve início e quais os planos para o futuro: novos mercados nacionais e internacionais e também um projeto pessoal muito interessante.

Um sonho de um simples menino que se tornou em uma grande e respeitada marca

A Difere começou de um sonho de um menino que acreditava e tinha um propósito de provar para a sociedade que era possível alimentar todo o planeta terra, fazendo uma pulverização eficaz e segura preservando a água e o meio ambiente para as futuras gerações. Eu acreditava que era possível criar essas tecnologias e segui focado e comprometido nesse propósito. O que move o ser humano não é a necessidade. O que move o ser humano é o propósito. Acredito que o ser humano vive de propósito e foi em cima desse propósito que desenhei meu sonho e tudo naturalmente foi acontecendo.

A tecnologia criada para melhorar a vida no campo

Sempre estive muito preocupado com as grandes perdas e, consequentemente, com risco que a incorreta aplicação de defensivos agrícolas causava ao ser humano e ao meio ambiente. Assim, em 2002, comecei um estudo específico e aprofundado. As tecnologias chamam-se: Tecnologia DBV – Pulverização de Precisão Terrestre e Tecnologia AIR FORCE – Pulverização de Precisão Aérea. As pesquisas iniciaram no Mato Grosso, onde comecei a desenvolvê-las e colocar em prática todos os meus pontos de vista e conhecimento adquirido. Foi lá que consegui ver a fundo os problemas do dia a dia nas pulverizações agrícolas e buscar soluções para neutralizá-los. Em 2009, fui convidado por um grupo de produtores do Paraguai para levar as tecnologias e iniciar a consultoria naquele país. E em 2011 iniciamos a consultoria e a instalação das tecnologias no Brasil. Assim, abrimos a Difere Consultoria, que é a única consultoria a nível mundial especializada em tecnologia de aplicação e pulverização de precisão, possuindo tecnologias próprias tanto para pulverização aérea quanto terrestre. Atualmente, o Grupo Difere atende todos os estados produtivos do Brasil e também no Paraguai e Uruguai. E tudo teve início com essa pesquisa para melhorar a vida no campo.

Da Difere Consultoria para o Grupo Difere...

Foi dessa pesquisa inicial que surgiram outras tecnologias e fomos ampliando o negócio para além da consultoria, surgindo, então, o Grupo Difere, que oferece produtos e serviços. Assim, hoje compreende o Grupo Difere a DBV Brothers, que é uma indústria de fertilizantes especiais e aditivos de alta performance utilizados nas tecnologias; a Agro Diferencial, que é a distribuidora de acessórios e produtos; e, a Difere Consultoria, que pesquisa, desenvolve as tecnologias e presta consultoria no campo aos produtores.

Matriz em Toledo...

Em 2011, a Difere Consultoria iniciou as atividades no Brasil e escolhemos Toledo para instalar a matriz. A escolha se deu pela estrutura da cidade. Hoje, Toledo detém o maior PIB agropecuário do Paraná, tem uma vocação singular para agricultura, está localizada em um grande polo agrícola, é uma cidade com um povo acolhedor, com qualidade de vida, segurança... Enfim, também analisamos a questão de logística e por termos um negócio forte no Paraguai, precisávamos ficar próximo do país vizinho. Então, são vários os fatores que influenciaram na decisão de instalar a Difere em Toledo. Hoje, na cidade estão instaladas a sede do Grupo Difere, a Difere Consultoria e a Agro Diferencial. A DBV Brothers, que é a indústria de fertilizantes especiais, está instalada no estado de Minas Gerais, mas estamos trazendo para Quatro Pontes já este ano.

Tecnologia inovadora que já está consolidada

A tecnologia que desenvolvi, no início, gerou certa desconfiança, mas é normal, pois toda novidade gera certo estranhamento. Ainda mais quando se trata do agronegócio. O produtor é reservado, ele é muito seguro e, na verdade, ele precisa ver para crer. Em algumas situações não conseguia nem apresentar a tecnologia, mas aos poucos fomos quebrando essa barreira e o produtor também foi percebendo que os princípios de nossas tecnologias entregavam mais eficácia e menos gastos. Você tem que estar inovando todos os dias e as tecnologias estão aí para serem utilizadas e para melhorar a vida. Então, no início, passamos dificuldades imensas até provar que a tecnologia realmente funcionava. Mas, no campo, conseguimos mostrar com eficiência e resultados positivos nas pulverizações agrícolas. Assim, fomos conquistando nosso espaço e hoje já estamos consolidados. Com o passar dos anos, também, mais empresas viram a necessidade e o conceito acabou se difundido. Algumas empresas tentaram fazer algo parecido com o que já fazíamos, o que foi positivo para o nosso negócio. Tudo isso foi criando um condicionamento dos produtores.

18 anos comemorados com planos para o futuro...

Eu tenho planos para a empresa que é o de crescimento. Nós estamos hoje preparados para atender além das fronteiras do Brasil e dos países que já temos mercado consolidado. Estamos preparados para atender globalmente. Somos expert no segmento que atuamos. Tive, inclusive, recentemente, nos Estados Unidos, a convite de empresas e produtores americanos, para apresentar as nossas tecnologias, a nossa forma de trabalho... Então, estamos preparados e planejando levar as nossas tecnologias e os nossos serviços para o mundo. Estamos, com certeza, prontos para isso.

Um projeto pessoal, de certa forma, ligado ao sucesso do Grupo Difere...

Eu tenho um projeto pessoal que já está acontecendo. Será um novo conceito, algo em formato de uma palestra show motivacional com a criação de um personagem. A ideia é levar para as pessoas, de um modo geral, que é possível chegar onde quiser chegar. Eu vivi essa experiência. Eu venho de uma família pobre, passei grandes dificuldades para chegar onde eu cheguei, sem apoio, sem estrutura... Enfrentando tudo por um objetivo, um sonho... Pois quando você tem uma ideia, que não é um conceito que está no mercado, você passa por uma dificuldade maior ainda. É o caminho da escolha: todo mundo está seguindo um lado e você escolhe o contrário. Para muitos, você já está errado. Mas não é bem assim. Então, eu quero levar para essas pessoas um pouco da história da minha vida e tentar despertar e descobrir grandes talentos ocultos nas pessoas. Passar para elas que o maior obstáculo é você, e a maior ferramenta do seu sucesso também é você. Então, você escolhe se você quer ser uma armadilha ou uma ferramenta em sua vida. Fazer as pessoas entenderem que não importa de onde vem, não importa onde está. Importa onde quer chegar. Esse é um projeto e compromisso pessoal, cujo lançamento será em São Paulo, provavelmente, em junho ou julho, e depois vou fazer um grande evento em Toledo. Então vem algo inovador, impactante e que vai mudar a vida das pessoas que participarem.

CRÉDITO: Revista Friends.

Saiba mais sobre o lançamento do Conceito Diamond em Foz do Iguaçu: Clique aqui!
Garanta seu passaporte para o Conceito Diamond: Clique aqui!